Coronavírus: Oftalmologista alerta que dor nos olhos pode ser sinal da doença

Além dos sintomas mais comuns apresentados por quem testou positivo para Covid-19, desconfortos oculares também podem representar um sinal de infecção pelo coronavírus. A médica oftalmologista, Dra. Adriana Paschoal, alerta que o sintoma deve ser tratado com atenção no período de pandemia.

Segundo a médica, um estudo da Universidade de Anglia Ruskin, no Reino Unido, mostrou evidências da relação do sintoma com o vírus. Por meio do relato de 83 pacientes que tiveram Covid-19, a pesquisa apontou que 16% dos infectados relataram dor nos olhos enquanto estavam infectados, sintoma que apenas 5% declararam ter vivido antes da manifestação do vírus.

Além disso, 81% dos pacientes que participaram da pesquisa relataram que duas semanas após o aparecimento dos sintomas característicos da Covid-19 – como tosse, falta de ar e febre – também houve a ocorrência de problemas oculares.

Atenção aos sintomas

Mas como saber se o desconforto nos olhos é Covid-19 ou uma alergia? A Dra. Adriana Paschoal afirma que no caso de conjuntivite, por exemplo, além dos sintomas oculares, o paciente também pode apresentar coriza.

Já no caso do coronavírus, é mais provável que o desconforto dos olhos venha acompanhado dos sintomas clássicos da doença, como tosse, febre e até dificuldade para respirar.

“Ainda há muito para ser descoberto sobre esse vírus e suas novas variações, por isso, o ideal é procurar ajuda médica, consultando um oftalmologista. O momento em que vivemos exige cuidado redobrado com a saúde”, destaca a médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese
Open chat
Olá, precisa de ajuda ?
Olá, podemos ajudar ?
Powered by