CERATOCONE

Patologia em que a córnea sofre abaulamento e afinamento progressivos, levando à baixa acuidade visual proveniente do astigmatismo irregular (ou seja, distorção da imagem causada pela alteração da curvatura normal da córnea).

Os sintomas vão desde a visão borrada e imagens fantasmas até sensibilidade à luz e presença de halos noturnos.

O tratamento visa proporcionar uma boa visão ao paciente, seja com óculos ou lentes de contato rígidas, e diminuir a progressão da doença com a realização de Crosslinking ou Anel Intraestromal. Casos mais avançados podem evoluir até para o transplante de córnea, desde que sempre supervisionados por um oftalmologista de confiança.

Tratamentos:

  • CROSSLINKING CORNEANO: Consiste na aplicação de uma solução de riboflavina (Vitamina B2) sobre a superfície da córnea, seguida de irradiação da córnea com luz UVA, na tentativa de fortalecer o estroma corneano e impedir a progressão da doença.

ANEL INTRAESTROMAL: Indicado no estágio moderado do Ceratocone, onde o anel remodela e diminui a curvatura da córnea, tornando sua superfície mais regular, facilitando a correção visual com óculos ou lentes de contato rígidas.

 

 

CERATOCONE Patologia em que a córnea sofre abaulamento e afinamento progressivos, levando à baixa acuidade visual proveniente do astigmatismo irregular (ou seja, distorção da imagem causada pela alteração da curvatura normal da córnea). Os sintomas vão desde a visão borrada e imagens fantasmas até sensibilidade à luz e presença de halos noturnos. O tratamento visa […]

Tags: aruja / CERATOCONE / CROSSLINKING CORNEANO: / oftalmologia / tratametno CERATOCONE